
O GAP YEAR
Mas afinal, o que é um gap year?
O gap year é uma pausa no percurso de vida tradicional; uma quebra na rotina, na qual sais da tua zona de conforto e te desafias.
Este tempo é todo teu. É uma jornada de autoconhecimento que pode ser utilizada da forma que tu desejas e precisas.
Mas atenção: não há uma fórmula de gap year ou pacotes de experiências – acreditamos que este intervalo é como um bilhete de identidade, cada um tem o seu.
Aproveita para fazeres tudo aquilo o que o teu antigo quotidiano não te permitia. Este é o momento para te conheceres, cresceres e aprenderes.
Lança-te ao maior número de experiências. As oportunidades são infinitas. O importante a reter é que, durante este tempo, tenhas experiências proveitosas para o teu desenvolvimento pessoal; experiências essas que normalmente não terias na escola ou no trabalho.
O QUE PODES FAZER?
BENEFÍCIOS
DE FAZER UM GAP YEAR
Crescimento & desenvolvimento pessoal
Desenvolvimento de soft & hard skills
Maior conhecimento sobre o mundo
O gap year dá-te ferramentas, experiências e vivências que contribuem, em grande escala, para o teu crescimento e desenvolvimento pessoal. Sair fora da tua zona de conforto e colocar-te em situações que, dificilmente, poderias vivenciar no teu dia-a-dia traz-te mais confiança, mais maturidade e uma maior independência emocional e financeira.
Dificilmente conseguimos enumerar todas as skills que podes ganhar no teu gap year, mas podes contar com um boost na tua autonomia, capacidade de resolução de problemas, criatividade e inovação, comunicação, entre outras. Este é também o momento ideal para experimentares novas áreas e explorares os teus interesses profissionais.
Nada como colocar as mãos na massa, viver as tradições em primeira mão e assistir à vida do outro lado do oceano na fila da frente. O gap year permite-te observar o mundo com outros olhos e ganhar uma nova perspetiva.
Melhor performance na escola
Maior empregabilidade
Tempo para pensar & refletir
Está na hora de refrescar a tua relação com os estudos. Uma pausa destas permite-te desligar do stress, das notas e da pressão escolar e ligar o botão do foco, da criatividade e da motivação. Descobre do que realmente gostas e entra com o pé direito no novo ano letivo!
Atualmente, as empresas procuram mais do que o canudo; procuram personalidade, experiências e capacidades como gestão de tempo, adaptabilidade e flexibilidade cognitiva, para além de competências pessoais. Diferenciação é a palavra chave no mercado de trabalho.
Quando é que foi a última vez que paraste para pensar? Pensar nas tuas ações, no teu futuro, no caminho que estás a percorrer? O gap year permite-te refletir: sobre ti, sobre as tuas relações, sobre as coisas que são, verdadeiramente, importantes para ti.

Professora
Psicólogo
Pai e gapper
MÁRIO GRILO
Pai e gapper
Sem darmos por isso, vivemos muitas vezes numa bolha, sem conhecermos o contexto que nos rodeia seja o contexto local, nacional ou mundial. Fazer um gap year é uma prática recorrente em muitos países e permite que aprendamos de forma global.

MAFALDA LAPA
Professora
Fazer um gap year permite que aprendamos de forma global, em interação com diferentes povos e culturas. Esta aprendizagem faz-se em várias vertentes treinando a nossa criatividade, resiliência e capacidade de estabelecer laços de empatia. No final, ganhamos competências e conhecimentos muito úteis para o mercado de trabalho e para a vida em geral.

RAFAEL PINA
Psicólogo
Numa era em que os jovens não têm tempo nem espaço para pensar em si e no seu futuro, o gap year revela-se como um pilar fundamental na descoberta do self, promovendo nestes jovens não só um espírito crítico relativamente ao mundo mas, principalmente, relativamente a si mesmos.