Capas páginas menu.png

O GAP YEAR

Mas afinal, o que é um gap year?

O gap year é uma pausa  no percurso de vida tradicional; uma quebra na rotina, na qual sais da tua zona de conforto e te desafias.

 

Este tempo é todo teu. É uma jornada de autoconhecimento que pode ser utilizada da forma que tu desejas e precisas.

Mas atenção: não há uma fórmula de gap year ou pacotes de experiências – acreditamos que este intervalo é como um bilhete de identidade, cada um tem o seu.

Aproveita para fazeres tudo aquilo o que o teu antigo quotidiano não te permitia. Este é o momento para te conheceres, cresceres e aprenderes.

Lança-te ao maior número de experiências. As oportunidades são infinitas. O importante a reter é que, durante este tempo, tenhas experiências proveitosas para o teu desenvolvimento pessoal; experiências essas que normalmente não terias na escola ou no trabalho.

O QUE PODES FAZER?

BENEFÍCIOS
DE FAZER UM GAP YEAR

Crescimento & desenvolvimento pessoal

O gap year dá-te ferramentas, experiências e vivências que contribuem, em grande escala, para o teu crescimento e desenvolvimento pessoal. Sair fora da tua zona de conforto e colocar-te em situações que, dificilmente, poderias vivenciar no teu dia-a-dia traz-te mais confiança, mais maturidade e uma maior independência emocional e financeira.

Desenvolvimento de soft & hard skills

Dificilmente conseguimos enumerar todas as skills que podes ganhar no teu gap year, mas podes contar com um boost na tua autonomia, capacidade de resolução de problemas, criatividade e inovação, comunicação, entre outras. Este é também o momento ideal para experimentares novas áreas e explorares os teus interesses profissionais.

Maior conhecimento sobre o mundo

Nada como colocar as mãos na massa, viver as tradições em primeira mão e assistir à vida do outro lado do oceano na fila da frente. O gap year permite-te observar o mundo com outros olhos e ganhar uma nova perspetiva.

Melhor performance na escola

Maior empregabilidade

Tempo para pensar & refletir

Está na hora de refrescar a tua relação com os estudos. Uma pausa destas permite-te desligar do stress, das notas e da pressão escolar e ligar o botão do foco, da criatividade e da motivação. Descobre do que realmente gostas e entra com o pé direito no novo ano letivo!

Atualmente, as empresas procuram mais do que o canudo; procuram personalidade, experiências e capacidades como gestão de tempo, adaptabilidade e flexibilidade cognitiva, para além de competências pessoais. Diferenciação é a palavra chave no mercado de trabalho.

Quando é que foi a última vez que paraste para pensar? Pensar nas tuas ações, no teu futuro, no caminho que estás a percorrer? O gap year permite-te refletir: sobre ti, sobre as tuas relações, sobre as coisas que são, verdadeiramente, importantes para ti.

Pôr do sol dramático

Professora

Psicólogo

Pai e gapper

MÁRIO GRILO

Pai e gapper

Sem darmos por isso, vivemos muitas vezes numa bolha, sem conhecermos o contexto que nos rodeia seja o contexto local, nacional ou mundial. Fazer um gap year é uma prática recorrente em muitos países e permite que aprendamos de forma global. 

cafedeciencia2170_edited_edited.jpg

MAFALDA LAPA

Professora

 Fazer um gap year permite que aprendamos de forma global, em interação com diferentes povos e culturas. Esta aprendizagem faz-se em várias vertentes treinando a nossa criatividade, resiliência e capacidade de estabelecer laços de empatia. No final, ganhamos competências e conhecimentos muito úteis para o mercado de trabalho e para a vida em geral.

IMG_9602_Original_edited.jpg

RAFAEL PINA

Psicólogo

Numa era em que os jovens não têm tempo nem espaço para pensar em si e no seu futuro, o gap year revela-se como um pilar fundamental na descoberta do self, promovendo nestes jovens não só um espírito crítico relativamente ao mundo mas, principalmente, relativamente a si mesmos.