top of page
“Terminaram o curso Parabéns! E agora”. Esta é a pergunta que mais ouvimos nos últimos mes

BLOG

Aqui encontras tudo o que precisas de saber sobre o teu gap year, desde locais, histórias e projetos de voluntariado a testemunhos de quem já partiu à aventura.
E muito, muito mais. Deixa-te inspirar e vem falar connosco.

Como viajar pode melhorar a tua vida

Estando na moda ou não, a verdade é que viajar é, sem dúvida, uma das melhores coisas que podemos fazer na vida. Traz muitas vantagens, quer seja a nível pessoal, profissional ou até mesmo académico. É incrível a maneira como uma simples viagem pode mudar uma pessoa. Quem nunca sentiu isso na pele? No entanto, embora o turismo e a vontade de viajar se tenham vindo a intensificar, ainda não lhes é dada a devida importância.

Há inúmeros motivos que levam as pessoas a fazer uma viagem mas, mesmo assim, aqui ficam 5 razões para quem precisa de um empurrão:

1. Conhecimento

Viajar pode trazer mais conhecimento do que qualquer aula de Antropologia ou de Economia, sabias? Certas coisas só se aprendem em livros e outras apenas viajando. A cultura, o clima, a gastronomia e as tradições são exemplos de coisas que não se conhecem a 100% sem se experienciar. Para além disso, o conhecimento que se adquire nas viagens não advém somente das experiências e aventuras que vivemos; também se traduz no convívio que temos com pessoas de diferentes nacionalidades e com distintas histórias de vida.

2. Abrir os horizontes

É um dos grandes clichês, mas não deixa de ser verdade. Sair da nossa zona de conforto permite-nos encarar a vida com uma perspetiva completamente diferente. Quando passamos muito tempo fechados no nosso pequeno mundo, começamos a olhar para as coisas à distância e acabamos por criar ideias que, muitas vezes, não são totalmente fidedignas. Ao viajar apercebemo-nos do quão longe estávamos da realidade que, no fundo, nos era tão próxima mas ao mesmo tempo tão remota. Aprendemos a abrir os nossos horizontes de forma a podermos absorver tudo à nossa volta: todas as diferenças, todo o conhecimento, todas as amizades e todas as especificidades que tornam aquele determinado sítio especial à sua maneira.

3. Oportunidades de emprego

Hoje em dia, é dado muito valor às chamadas soft skills (como por exemplo falar uma língua estrangeira, capacidades comunicativas, trabalho em equipa, entre outras), a atividades extracurriculares e às viagens. Aumentar o nosso currículo com know-how e atividades destas alarga a hipótese de sermos chamados para uma entrevista. As pessoas que viajam são tidas como pessoas mais interessantes, mais felizes, open-minded, que não têm medo de arriscar e de aproveitar oportunidades. Para além disso – e porque as razões estão todas interligadas -, o facto de conhecermos novas pessoas enquanto viajamos, sejam elas do nosso país ou de outro, pode contribuir para a nossa procura de emprego na medida em que se abrem mais portas.


4. Independência

Seja sozinho/a ou acompanhado/a, viajar acaba por te ensinar a ser mais independente. Naquele momento em que a internet do telemóvel não funciona, quando já estás sem dinheiro ou até mesmo quando ficas sem comida na mesa e roupa lavada, sabes que chegou a altura de te desenrascares.

5. Rede de contactos

Definitivamente, uma das coisas mais úteis que viajar te pode proporcionar! A rede de contactos comporta não só contactos de cariz profissional (que podem ser muito importantes para o teu futuro) como também uma friendship network. Quem é que não gosta de fazer amizades, especialmente pelo mundo fora? As amizades são das relações mais duradouras que encontramos ao longo da nossa vida. E, para amantes de viagens como nós, além de ficarmos grandes amizades, acabamos por ganhar uma casa noutro país. O que, só por si, não deixa de ser óptimo porque nos permite poupar dinheiro com estadia durante a nossa viagem ao mesmo tempo que nos ajuda a escolher o próximo destino!

E tu? Estás à espera do quê para viajar?

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page