top of page
“Terminaram o curso Parabéns! E agora”. Esta é a pergunta que mais ouvimos nos últimos mes

BLOG

Aqui encontras tudo o que precisas de saber sobre o teu gap year, desde locais, histórias e projetos de voluntariado a testemunhos de quem já partiu à aventura.
E muito, muito mais. Deixa-te inspirar e vem falar connosco.

O Reino do amor: Alcobaça

Esculpida entre o mar e a serra, no entrelaçar de dois rios, o Alcoa e o Baça, jaz Alcobaça. Por muitos conhecida como terra do amor, por albergar os restos de uma das maiores histórias de amor portuguesas, Alcobaça estende-se no seu imenso verde, na liberdade do seu mar, e na altivez da sua serra. É a comunhão entre dois mundos distintos que se juntam à história e à cultura para criar uma inigualável beleza, que roubará o teu coração e o deixará, sem dúvida, cheio de amor.

Como diz a música “quem passa por Alcobaça, não passa sem lá voltar”. Então, voltas lá connosco?

Comecemos numa vila pitoresca, onde reina o sossego e o cheiro a mar: S. Marinho do Porto. Conhecido pela sua baía de água parada e areias brancas, S. Martinho do Porto oferece tranquilidade a quem a procura. Do seu miradouro terás vistas únicas sobre a baía e a vila, e lá de baixo, podes caminhar as suas margens de um lado ao outro, até encontrares Salir do Porto.

Daí, parte até à Serra de Aire e Candeeiros. Encontrarás de tudo o melhor que uma serra pode oferecer, desde trilhos, a grutas, passando por lagoas e até pegadas de dinossauros. É um lugar único em Portugal, que merece muito a tua atenção, principalmente se no teu gap year quiseres aprender mais sobre geologia.

Serra de Aire e Candeeiros. Carolina R. de Sousa


Partindo até ao coração do concelho, encontrarás, então, a cidade de Alcobaça. Do jardim do amor, ao castelo em ruínas, terminando no mosteiro, Alcobaça não te desiludirá. Não percas um saltinho aos túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro, assim como à grandiosa chaminé da cozinha do mosteiro. Quando te cansares, as esplanadas em frente ao mosteiro irão abrigar-te do calor com uma vista ímpar. Já que lá estás, certifica-te de que não perdes os famosos doces conventuais da pastelaria Alcôa (recomendo muito a cornucópia, vai valer as calorias, confia!).

Mosteiro de Alcobaça. Fotografia por Marta Cunha Grilo


Doces conventuais de Alcobaça. Catarina Cipriano

Aqui é, também, obrigatório que proves a maçã de Alcobaça. Podes até ir buscá-la diretamente à macieira! Aproveita a simplicidade das aldeias em volta da cidade, respira bem o ar fresco que oferecem, descansa junto aos riachos e aos parques de piquenique que a zona oferece. Numa pequena aldeia, chamada Alpedriz, poderás descansar à sombra das árvores, junto a uma pequenina praia fluvial, com duas nascentes da água mais pura que alguma vez irás ver. Lá perto, em Pataias, não percas uma voltinha pela lagoa, observa os patinhos e descansa na calma das suas margens.

Pelas aldeias de Alcobaça. Carolina R. de Sousa


Acabando como começou, certifica-te de que não perdes o que, para mim, é o melhor de Alcobaça: as praias do norte do concelho. Desde Paredes da Vitória, ao Vale Furado, passando pela Polvoeira e Água de Madeiros, irás encontrar praias quase intocáveis, onde o mar se revolta numa brusquidão única e numa beleza inigualável. Uma extensão imensa de praias de areia branca e mar azul. Se o surf te interessa, este sítio foi feito para ti. Encontrarás escolas de surf, caso te queiras iniciar, e ondas espetaculares, caso já pratiques. Podes também fazer parapente e dar umas boas caminhadas ao longo da costa.

Praia das Paredes da Vitória. Carolina R. de Sousa


Como gostamos de enfatizar, contudo, um gap year inclui muito mais que paisagens bonitas. Numa zona tão especial, tenta contribuir oferecendo o melhor de ti. Voluntaria-te e dá de volta a uma comunidade que certamente te acolherá com um sorriso no rosto e de mãos estendidas. É que, o melhor que vais encontrar serão certamente as pessoas. Com isso em mente, procura um programa que se adeque a ti. Tens várias opções, como a Refood, ou a Gapa, um canil onde não encontrarás senão amor e muitos amiguinhos à espera do teu tempo.

Alcobaça promete amor, e nós prometemos-te que ficarás eternamente apaixonado/a por esta região. Então, já preparaste a mochila?

Carolina R. Sousa

Artigo publicado originalmente no Sapo Viagens

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page