Vai até ao Dubai com a Viagem pelo Clima
A Gap Year Portugal juntou-se à Viagem pelo Clima, um projeto no âmbito do Cooler World, um Movimento rumo à neutralidade carbónica. Ao longo de 10 dias, na segunda semana de setembro, 3 equipas irão percorrer vário municípios de Norte a Sul de Portugal da forma mais sustentável e com o maior impacto positivo nas comunidades. A equipa vencedora da Viagem pelo Clima terá a oportunidade de apresentar o projeto num side-event da COP28, no Dubai, em dezembro.
E tu podes fazer parte desta aventura!

O que é a COP28?
A COP (Conference of the Parties) é o órgão deliberativo das Nações Unidas para as alterações climáticas, estabelecida em 1992. Durante as COPs, os países discutem e negoceiam acordos internacionais para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e mobilizarem financiamento para ações climáticas.
A COP21, realizada em Paris em 2015, foi particularmente significativa, já que levou à adoção do Acordo de Paris, um marco histórico no esforço global para combater as alterações climáticas. O Acordo de Paris estabeleceu uma meta global de manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais, com esforços para limitar o aumento a 1,5 graus Celsius. A 28ª sessão da Conferência das Partes (COP 28) acontecerá entre 30 de novembro e 12 de dezembro de 2023 no Dubai.
Sabe mais sobre a COP28 aqui.

A Viagem pelo Clima
É neste contexto que a Get2C promove uma ação de consciencialização climática, de vertente competitiva, denominada de Viagem pelo Clima, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, e várias outras Entidades, que se irá realizar na segunda quinzena de setembro.
A competição desafia os/as participantes e as equipas a deslocarem-se pelo país, partindo de Cascais, Portugal, da forma mais sustentável e com o maior impacto positivo nas comunidades, com os seguintes objetivos:
Mobilizar a sociedade portuguesa para a urgência da transição climática, através de um convite à participação direta de uma forma apelativa e desafiante;
Contribuir para a mobilização dos Municípios portugueses no caminho da descarbonização;
Demonstrar a influência dos estilos de vida de cada pessoa na sua pegada de carbono e pegada hídrica, analisando o impacto das escolhas e comportamentos no dia a dia;
Demonstrar a viabilidade dos diferentes modos de transporte (em alternativa aos combustíveis fósseis), das escolhas alimentares e consumo de água.
Como será a competição da Viagem pelo Clima?
Ao longo de 10 dias, 3 equipas irão percorrer vários municípios de Norte a Sul de Portugal. As equipas podem definir o seu roteiro garantindo, contudo, que percorrem os municípios escolhidos e ultrapassam diferentes desafios.
Os/as participantes terão de se deslocar desde Cascais até Cascais, passando obrigatoriamente nos municípios parceiros;
Durante o percurso, terão de usar um ou vários meios de transporte, alimentar-se e alojar-se, procurando seguir o itinerário previamente decidido, embora com possibilidade de desvios, e utilizando o orçamento estabelecido. As despesas associadas à Viagem pelo Clima (alojamento, transportes, alimentação) são da responsabilidade da Organização;
Os/as participantes devem gerir o seu orçamento em climas, a moeda desta iniciativa, com parcimónia e contenção de forma a realizarem a viagem da forma mais sustentável possível;
Ao longo do percurso, as Equipas terão de dar resposta a desafios colocados pela Organização;
As equipas terão de documentar o percurso através de recursos audiovisuais;
O percurso e decisões das Equipas serão monitorizados pela Organização, diariamente.
A moeda clima
Cada equipa receberá um orçamento em “Climas” – uma moeda fictícia que conjuga os recursos tempo, dinheiro, CO2 e água. Os “Climas” são gastos com base no impacto das escolhas das equipas ao nível da alimentação, do consumo de água e mobilidade, e são ganhos através da performance nos desafios colocados pela organização.
O objetivo de cada equipa será terminar a viagem com o maior saldo de climas (diferença entre climas ganhos e perdidos). Ao longo da viagem, serão partilhadas infografias nas redes sociais e website do projeto com os resultados das escolhas das equipas e respetivos custos em “Climas”.
Os “Climas” permitirão comparar diferentes opções e sensibilizar, através do testemunho dos participantes, o público em geral para a influência do estilo de vida na pegada de carbono e hídrica.
Os desafios
Os desafios apresentados durante o percurso visam representar experiências em ação climática, desde negociações, colaboração, partilha de experiências e transmissão de mensagens, com vista ao envolvimento da sociedade, ao pensamento no futuro e ao combate às alterações climáticas. Existem diferentes formas de as equipas ganharem Climas ao longo da competição:
Desafio Economia Circular;
Desafio Cooperação;
Performance no cumprimento de desafios relacionados com o impacto nas comunidades (1 desafio por município, será definido em conjunto com os municípios participantes –TBD);
Desafio para a população (atividade que envolva a sociedade civil)
Quizz espontâneo às equipas ao longo da viagem (desafios remotos sobre temas relacionados com os objetivos de desenvolvimento sustentável, via Kahoot).
As equipas
A Competição terá a participação de 3 (três) Equipas, cada uma composta por 4 (quatro) participantes;
Cada Equipa conta, preferencialmente, com, pelo menos, 1 Participante que preenche os seguintes requisitos criativos e técnicos: a) Competências audiovisuais para produção e edição de vídeos originais e dinâmicos; b) Competências de comunicação oral e escrita; e c) Domínio falado e escrito do português e do inglês;
Cada Participante deve possuir e desenvolver as seguintes aptidões:a) Capacidade de liderança; b) Criatividade; c) Responsabilidade; d) Iniciativa; e e) Espírito de equipa;
A composição das Equipas será divulgada no site e nas redes sociais do Evento.
Os prémios
As equipas participantes serão nomeadas a título simbólico Embaixadores do Clima e terão a oportunidade de apresentar o projeto em eventos nacionais. Adicionalmente, a equipa vencedora da Viagem pelo Clima terá a oportunidade de apresentar o projeto num side-event da COP28, no Dubai, em dezembro;
As restantes equipas receberão exposição mediática e acesso a iniciativas onde poderão privar com altos agentes políticos, bem como outras oportunidades atribuídas pelos parceiros deste projeto (nomeadamente da Nova SBE Sustainability Journey com participação em conferências, debates e momentos de networking).
Fotografias de Francisco Araújo, participante da Climes to Go
Como me posso candidatar à Viagem pelo Clima?
São condições de elegibilidade de cada participante selecionado/a ou chamado/a como
Suplente, para poder participar na Competição, os seguintes:
Ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos à data do início da Competição. Não há limite de idade;
Ter disponibilidade para participar na Competição durante os 10 (dez) dias em que decorrerá, na segunda quinzena de setembro;
Ter um passaporte válido, no caso de fazer parte da equipa vencedora.
O recrutamento das equipas será efetuado pela Get2C em parceria com a Associação Gap Year Portugal nos seguintes moldes:
Formulário de candidatura individual – 28 de março a 23 de abril de 2023
Análise das candidaturas – 24 a 26 de abril de 2023
Entrevistas individuais – 27 e 28 de abril de 2023
Desafios em equipas – 2 e 3 de maio de 2023
Comunicação aos/às candidatos/as escolhidos para as equipas – 4 e 5 de maio de 2023
Testa os teus conhecimentos!
Quantos empregos verdes é que o Governo pretende criar até 2030?
- 0%850,000
- 0%1.6 million
- 0%600,000
- 0%2 million
Em que ano é que o governo proibiu a venda de automóveis novos a gasolina e diesel?
- 2030
- 2040
- 2060
Qual dos seguintes é um exemplo de um combustível de biomassa?
- Plástico
- Água
- Hidrogénio
- Plantações
Respostas:1) 2 million 2) 2030 3) Plantações